Existem algumas pistas que provam que o português considerado o melhor poeta de todos os tempos pelo ILYPE (Instituto Luiz Young de Poesias Espetaculares - se lê ai lipe) tem influência na obra musical de Eddie Vedder & cia.
Vejamos esse pequeno trecho da letra de I am mine:
I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine
Numa tradução livre, seria algo tipo:
Eu sei que nasci e sei que morrerei
O entre isso é meu
Eu sou meu
Agora vamos ler um trecho do poema Se depois de eu morrer, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
(...)
Mas não é só isso!
Fernando Pessoa (1888 - 1935) |
Modas vem e vão, canta o moço simpático da Bidê ou Balde. E o visual de Fernando António Nogueira Pessoa não esconde que o escritor que curtia um absinto tava por dentro do trend da época, seguindo o dress code de poeta torturado, com bigode, óculos e chapéu - como é sério o homem atrás dos óculos e do bigode (ops, esse é outro!).
Eddie Vedder, que não consegue esconder que é fã do portuga, entrega isso no outfit despojado de cantor de rock, com chapéu, óculos na mão (poser!), barba e segurando uma bebidinha (que não é absinto, poser²!).
Cosplay de Fernando Pessoa sem o absinto. Shame on you, Eddie! |
Além disso, Eddie Vedder de uns tempos pra cá só quer saber de tocar ukulele. Até lançou um disco inteiro só tocando uke. Pois bem, o tal ukulele é um instrumento de corda que tem origem no século XIX, com uns portuga que levaram braguinhas (o cavaquinho dos Joaquim e Manuel) para o Havaí. Ou seja, quando Eddie Vedder está tocando ukulele, na verdade está tocando música portuguesa atualizada, homenageando Fernando Pessoa. Se bobear o próximo disco dele vai ser só de fados, com participação de Madredeus.
curti o artigo.
ResponderExcluircurti mais o ILYPE
to me devendo audições de Pearl Jam. vou chegar lá.
cosplay do Fernando Pessoa ahauahuahauhauh
ResponderExcluirE cosplay poser, sem absinto! haiushsia
ExcluirMas por baixo dessa tiração toda tem muito respeito e admiração pela obra do Pessoa e pelo Eddie Vedder, que fez o No Code, um dos discos que eu mais gosto (pena que seja um dos poucos desse nível na discografia do Pearl Jam).
Abraço e apareça por aqui, Rody.