quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Wake up, a hard rain's a-gonna fall

"Everybody is talking about SOPA, PIPA, megaupload, Anonymous and Occupy
Bye bye bye bye


All we are saying
Is give peace a chance 


All we are saying
Is give peace a chance"








Além de ser parceria do Johnny Cash, Bob Dylan fez na década de 60 algumas músicas que ainda são bastante atuais - e é disso que tratam os clássicos. A Hard Rain's A-Gonna Fall foi escrita em 1962, no auge da Guerra Fria, falando sobre a questão da Crise dos Mísseis de Cuba





Várias décadas já se passaram, o contexto histórico de hoje é um pouco diferente, mas a canção continua atual. Não vai ter chuva de mísseis essa noite, mas tem muita coisa acontecendo e por acontecer. Acho que pode-se dizer que está começando uma garoa e as nuvens indicam que a chuva vai engrossar bastante. O Obama, que não é bobo, está vetando o projeto SOPA, mas movimentos como o Anonymous e o Occupy demonstram que a coisa chegou num nível de estresse muito grande. Nesse sentido vetar o SOPA é algo ínfimo.

Mas são tempos interessantes, também. É empolgante ver cidadãos comuns se engajando em campanhas pra mudar o mundo, Alan Moore no meio de um monte de gente com máscara do Guy Fawkes, hackers bulinando sites de majors e a arte que se faz tentando entender esse período. 

E aí entra o Arcade Fire na história.

Enquanto tem bandinha aí que briga contra a realidade, apoiando gravadora, tem gente que tenta entender o seu tempo. E mais do que simplesmente andar pra frente, também tentando (re)ler bem o passado recente, subvertendo sentidos e criando algo novo, de acordo com os nossos tempos.

Os caras e gurias do Arcade Fire não são leigos, não esbarram nas coisas por acaso, é bem provável que tem trabalho intelectual forte ali, com ranço acadêmico e tudo, mas o que importa é que escrevem como poucos o diário de bordo da distopia. 


Quem não se arrepiar com a "emenda" que eles fizeram entre a música famosa do Dylan e Wake up é porque tem vácuo no canto do peito, ou não entende o seu próprio tempo, como a bandinha aquela.










Pra terminar, um pequeno incentivo ao caos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário