terça-feira, 23 de abril de 2013

Pessoa. The man

Será que Eddie Vedder é leitor de Fernando Pessoa?


Existem algumas pistas que provam que o português considerado o melhor poeta de todos os tempos pelo ILYPE (Instituto Luiz Young de Poesias Espetaculares - se lê ai lipe) tem influência na obra musical de Eddie Vedder & cia.


Vejamos esse pequeno trecho da letra de I am mine:

I know I was born and I know that I'll die
The in between is mine
I am mine

Numa tradução livre, seria algo tipo:
Eu sei que nasci e sei que morrerei
O entre isso é meu
Eu sou meu


Agora vamos ler um trecho do poema Se depois de eu morrer, de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Fernando Pessoa:


Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, 
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte. 
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
(...)


Mas não é só isso!

Fernando Pessoa (1888 - 1935)

Modas vem e vão, canta o moço simpático da Bidê ou Balde. E o visual de Fernando António Nogueira Pessoa não esconde que o escritor que curtia um absinto tava por dentro do trend da época, seguindo o dress code de poeta torturado, com bigode, óculos e chapéu - como é sério o homem atrás dos óculos e do bigode (ops, esse é outro!).

Eddie Vedder, que não consegue esconder que é fã do portuga, entrega isso no outfit despojado de cantor de rock, com chapéu, óculos na mão (poser!), barba e segurando uma bebidinha (que não é absinto, poser²!).

Cosplay de Fernando Pessoa sem o absinto. Shame on you, Eddie!

Além disso, Eddie Vedder de uns tempos pra cá só quer saber de tocar ukulele. Até lançou um disco inteiro só tocando uke. Pois bem, o tal ukulele é um instrumento de corda que tem origem no século XIX, com uns portuga que levaram braguinhas (o cavaquinho dos Joaquim e Manuel) para o Havaí. Ou seja, quando Eddie Vedder está tocando ukulele, na verdade está tocando música portuguesa atualizada, homenageando Fernando Pessoa. Se bobear o próximo disco dele vai ser só de fados, com participação de Madredeus.


3 comentários:

  1. curti o artigo.

    curti mais o ILYPE

    to me devendo audições de Pearl Jam. vou chegar lá.

    ResponderExcluir
  2. cosplay do Fernando Pessoa ahauahuahauhauh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E cosplay poser, sem absinto! haiushsia


      Mas por baixo dessa tiração toda tem muito respeito e admiração pela obra do Pessoa e pelo Eddie Vedder, que fez o No Code, um dos discos que eu mais gosto (pena que seja um dos poucos desse nível na discografia do Pearl Jam).

      Abraço e apareça por aqui, Rody.

      Excluir