domingo, 19 de maio de 2013

Futebol com chuteiras pretas

Hoje é final da Tchêmpions, a série B do Campeonato Gaúcho de Futebol, a segunda divisão do popular Gauchão.

E em tempos de chuteiras coloridas e futebol dramático bailarino, nada mais anti-futebol moderno do que um São Paulo de Rio Grande vs Brasil de Pelotas pela divisão de acesso do Gauchão. É futebol de chuteira preta, sem moicanos e jogadores com nome no diminutivo.

E isso é futebol.

Inter x Caxias, Gauchão 2013 - Imagina o Neymar aí no meio? Não teria como, né.


E isso é futebol! Esporte em que um carrinho salvador pode ser mais bonito que um gol e é mais honroso levar o gol do que cavar falta. Aliás, quem cava falta deveria ser expulso. O melhor pro futebol é seguir o  jogo, contra todas as adversidades - metáfora para a vida. Por isso alguns são Messi e Celso Roth e outros são Denílson, Neymar e Joel Santana.



Futbol Uruguayo en su máxima expresión



Sempre detestei o Brasil de Pelotas. Pra mim são legião: Grêmio, Corinthians, CBF... o inimigo. Mas há que se admitir que é um time que tem mais torcida que muito clube de série A do Campeonato Brasileiro. É adversário à altura pro São Paulo de Rio Grande.

E a cidade de Rio Grande hoje respira futebol. Os ingressos para a decisão estão esgotados desde ontem. Felizmente a partida será transmitida para a zona sul do estado em televisão aberta - e pro resto do estado via TVCom, que tem link pra quem quiser ver pela internet.

Em uma das minhas viagens na infância, pelo interior do Rio Grande do Sul, vários vizinhos de banco de ônibus acharam que eu tinha cara de bom papo (e eu não tinha, só queria ler, malditos conversadores!). Uma dessas conversas foi com uma simpática senhora, que ao saber que eu gostava de futebol me disse ser a mãe do Badico, atacante histórico do São Paulo de Rio Grande. Ela me confidenciou que o Flamengo estava interessado em comprar o passe dele, o que nunca aconteceu. E foi melhor assim. Anteriormente, quando o Flamengo jogou contra o São Paulo não conseguiu ganhar.

Nem Zico não ganhou do São Paulo no Aldo Dapuzzo
Não vai ser o Brasil de Pelotas que vai fazer o crime

Que hoje as estrelas de Badico, Ernesto Guedes, Motor, Astronauta e Paulo Barroco, entre tantos outros, iluminem Aylon, Teco, Sapata & cia. Tá na hora de subir, São Paulo! 





EDIT:

É CAMPEÃO!

2 comentários:

  1. Aconteceu,o São paulo-RG subiu, a torcida não se conteve na arquibancada de tanta felicidade e o goleiro - 43 anos, foi o herói. Aliás, tu foi no jogo Luiz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu de tudo.

      O jogo foi pros pênaltis, a RBS transmitiu tudo e na hora dos penais encerrou pra mostrar a entrega da taça do Paulista, faltou luz e quando não faltava mais nada veio a chuva.

      Não fui no estádio. Sou pé frio e ajudei mais não indo. No segundo turno vou me redimir, indo em várias partidas que não valerão nada, pra dar uma força pro time.

      Escutei os pênaltis na rádio Minuano AM, com delay, entre propagandas de uma funerária e um prostíbulo, mas fui informado pela vitória pelos foguetes, que avisaram o resultado antes da rádio, que estava atrasada uns 30 segundos ou mais.

      Dia histórico.

      Excluir